Pular para o conteúdo principal

Cristianismo: Religião x Filosofia de vida?

Cristianismo: Religião ou Filosofia de vida?

A palavra portuguesa religião deriva da palavra latina religionem, aparentemente no mundo latino anterior ao surgimento do cristianismo, religionem referia-se a um estilo de comportamento marcado pela rigidez e pela precisão.

Independente da origem, o termo é adotado para designar qualquer conjunto de crenças e valores que compõem a fé de determinada pessoa ou conjunto de pessoas. Cada religião inspira certas normas e motiva certas práticas.

Nos dias de hoje o conceito de religião faz com que o cristianismo seja interpretado e passado adiante de diversas formas, o que resulta em algo prejudicial à missão primordial a qual o Senhor Jesus nos deixou.

"E disse-lhes: ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura."
Marcos 16:15


Na religião há dogmas, costumes, doutrinas e diversas outras coisas que vem do homem e que influenciam negativamente na pregação das Boas Novas. Por esse motivo que vemos a grande divergência no meio cristão e evangélico. Milhares de denominações que usam o Nome de Jesus para se propagarem, mas são extremamente distintas entre si.

Há pessoas que preferem viver o cristianismo como filosofia de vida, já que é 'adquirido a concepção do que é a vida e de como vivê-la, a partir das experiências diárias, aprendidas nas relações estabelecidas com a família, a igreja, o trabalho, a sociedade e a cultura. Tudo isso intera a realidade e a forma como optar viver a vida no mundo atual.

Mas essa opção também resulta em consequências negativas, principalmente para a vida do adepto, pois ele deixa de ser membro do corpo de Cristo e passa a ser apenas um observador do mundo cristão, ou seja, quem tem o cristianismo como filosofia de vida não é um verdadeiro servo de Deus, pois vive uma vida mundana e carnal e usa o evangelho como uma capa, para cobrir quem é realmente.

Tudo resultado da infinita busca do homem por respostas, a falta de conhecimento faz o homem perecer. E as respostas estão mais perto do que se imagina. Estão na Palavra de Deus; na bíblia.

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento;"
Oséias 4:6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras de linguagem na Bíblia

(Imagem: Introdução Bíblica ) Homilética Em teologia, Homilética, é a aplicação dos princípios gerais da retórica para o fim específico da pregação pública. » Figuras de linguagem encontradas na Bíblia Sagrada 1. Símile - Estabelece um termo de comparação entre dois elementos através de uma qualidade. 1. Salmos 2:9b; 1:3; 102:6 2. Isaías 1:8; 57:20 3. Provérbios 25:11 4. II Pedro 2:17 5. I Pedro 1:24 2. Metáfora - Consiste quando um objeto é assemelhado ao outro. 1. Gênesis 49:9 2. Salmos 71:3; 84:11; 23:1 3. João 15:1; 10:9; 6:51;14:6 4. Mateus 5:13,14; 6:22; 26:26 5. Isaías 40:6 3. Alegoria - É uma seqüência de metáfora 1. Salmos 80:8-15 2. João 10: 1-18 3. João 6:51-65 4. Isaías 5: 1-7 4. Parábola - É uma espécie de alegoria apresentada sob a forma de uma narração relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou várias verdades importantes. 1. Lucas 18: 1-7 2. Mateus 13: 3-8 3. Mateus 13: 24-30 4. Lucas 18: 10-14 5. Antr...

Significado de Jeová Shalom, Shamá, Gire, Tsidquenu, Nissi e outros

Você deve se perguntar qual o significado de palavras como Jeová Shalom; e tantas outras palavras que muito se ouve falar, principalmente entre os cristãos evangélicos. Eu particularmente confesso que muitas dessas palavras fiquei sabendo de seus respectivos significados neste momento. Lobo abaixo segue a lista dos nomes bíblicos mais comuns e seus significados. Como Jesus é o nome que está acima de todo o nome, Ele é o primeiro da lista J ESUS Grego:: Salvador, Hebreu: Josué, Mt 1.21 A ARA Hebraico:: Irmão Exaltado, 1 Cr 8.1 A ARAO Hebraico:: Arca, Brilhante, Luminoso, 1 Cr 24.1 A AREL Hebraico:: A Força Tem Permanecido, 1 Cr 4.8 A ASA Hebraico:: Possuidor, 1 Cr 8.35 A ASBAI Hebraico:: Despojo Ou Belo, 2 Sm 23.34 A AVA Hebraico:: Água De Corrente Continua, Ed 8.15 A AZAI Hebraico:: Clarividente, Ne 11.13 A AZIZ Hebraico:: Sustentado Pelo Senhor, 2 Cr 22.6 A BA Hebraico:: Pai, Mc 14.36 A BA Hebraico:: Me...

O Homem Natural e o Homem Espiritual

“O ensino da palavra de Deus, guardado pelo homem, é uma poderosa arma para sua autodefesa contra as trevas”, isto é, a Palavra da Verdade, precisa conquistá-lo, ou seja, encontrar espaço e manter-se sempre ativa no coração e na mente humana, através dos ensinamentos que conduzirão o seu caráter, pelo Espírito Santo, guardando e retendo somente o que agrada a Deus. A evidência maior dessa conquista está no seu comportamento e conduta diária em todos os seguimentos e movimentos da sociedade. Daí, a importância da educação cristã para conduzi-lo à semelhança do próprio Cristo. Partindo dessa consideração, podemos observar que segundo os ensinamentos das Escrituras Sagradas, há duas classes de pessoas: O Homem Natural e o Homem Espiritual. 1. O Homem Natural (do grego “psuchikos”, que quer dizer no português: pessoa irregenerada, governada por seus próprios instintos naturais – II Pedro 2:12) 1.1. Algumas características do Homem Natural: - Não tem o Espírito Santo (Romanos 8:9); - Está s...