Pular para o conteúdo principal

Não sucumba às emoções negativas

Não sucumba às emoções negativas - MundoCristão

"Todos têm o direito de chorar, ficar triste e angustiado. Mas não podem fazer desses sentimentos seu modo de vida. Até Jesus vivenciou momentos de angústia, conforme é relatado em Mateus 26.36-38:

Chegou Jesus com eles [os discípulos] a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então, lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.

Naquele momento em que Jesus chegou ao Getsêmani com os Seus discípulos, começaram os sofrimentos físicos e espirituais do Filho de Deus. Momentaneamente, a angústia invadiu o coração Dele. Em breve, morreria na cruz para a redenção da humanidade. Antes de ser preso pelos soldados, Jesus suplicou a Deus que o livrasse da morte:

Meu pai, se é possível, afasta de mim este cálice de sofrimento (Mateus 26.39a). Mas logo se deu conta da importância de sua missão, emendando sua oração: Porém que não seja feito o que eu quero, mas o que tu queres (v.39b)

Em Lucas 22.43, é dito que Deus ouviu o clamor de Jesus, e enviou um anjo para confortá-lo. No entanto, o Pai não isentou o Filho da morte, como este pediu; não o poupou da experiência do sofrimento, porque isto era necessário ao plano da redenção. Ao terceiro dia, Jesus seria ressuscitado e glorificado; receberia um nome que é sobre todo o nome.

Jesus soube lidar com seu momento de angústia. Superou aquela fase de sofrimento confiando em Deus. A atitude dele resultou no cumprimento da promessa do Senhor. Hoje, por causa da obediência de Cristo, Ele está à destra do Pai, desfrutando a glória do lar celestial e pode interceder por nós (Hebreus 4.15).

Quando a pessoa aprende a lidar com suas emoções negativas, consegue ter forças e direção de Deus para enfrentar as tempestades e vencê-las. Consegue ter autocontrole. E, em vez de chorar, reclamar e ficar de cabeça baixa o tempo todo, aprende a alegrar-se, a glorificar, a confiar no Senhor, mesmo nos momentos difíceis. E sua esperança não é frustrada."

Este texto é uma breve citação do livro "Felicidade ou Sofrimento: Qual a sua escolha?", da Editora Central Gospel. É um ótimo livro, recomendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras de linguagem na Bíblia

(Imagem: Introdução Bíblica ) Homilética Em teologia, Homilética, é a aplicação dos princípios gerais da retórica para o fim específico da pregação pública. » Figuras de linguagem encontradas na Bíblia Sagrada 1. Símile - Estabelece um termo de comparação entre dois elementos através de uma qualidade. 1. Salmos 2:9b; 1:3; 102:6 2. Isaías 1:8; 57:20 3. Provérbios 25:11 4. II Pedro 2:17 5. I Pedro 1:24 2. Metáfora - Consiste quando um objeto é assemelhado ao outro. 1. Gênesis 49:9 2. Salmos 71:3; 84:11; 23:1 3. João 15:1; 10:9; 6:51;14:6 4. Mateus 5:13,14; 6:22; 26:26 5. Isaías 40:6 3. Alegoria - É uma seqüência de metáfora 1. Salmos 80:8-15 2. João 10: 1-18 3. João 6:51-65 4. Isaías 5: 1-7 4. Parábola - É uma espécie de alegoria apresentada sob a forma de uma narração relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou várias verdades importantes. 1. Lucas 18: 1-7 2. Mateus 13: 3-8 3. Mateus 13: 24-30 4. Lucas 18: 10-14 5. Antr...

Significado de Jeová Shalom, Shamá, Gire, Tsidquenu, Nissi e outros

Você deve se perguntar qual o significado de palavras como Jeová Shalom; e tantas outras palavras que muito se ouve falar, principalmente entre os cristãos evangélicos. Eu particularmente confesso que muitas dessas palavras fiquei sabendo de seus respectivos significados neste momento. Lobo abaixo segue a lista dos nomes bíblicos mais comuns e seus significados. Como Jesus é o nome que está acima de todo o nome, Ele é o primeiro da lista J ESUS Grego:: Salvador, Hebreu: Josué, Mt 1.21 A ARA Hebraico:: Irmão Exaltado, 1 Cr 8.1 A ARAO Hebraico:: Arca, Brilhante, Luminoso, 1 Cr 24.1 A AREL Hebraico:: A Força Tem Permanecido, 1 Cr 4.8 A ASA Hebraico:: Possuidor, 1 Cr 8.35 A ASBAI Hebraico:: Despojo Ou Belo, 2 Sm 23.34 A AVA Hebraico:: Água De Corrente Continua, Ed 8.15 A AZAI Hebraico:: Clarividente, Ne 11.13 A AZIZ Hebraico:: Sustentado Pelo Senhor, 2 Cr 22.6 A BA Hebraico:: Pai, Mc 14.36 A BA Hebraico:: Me...

O Homem Natural e o Homem Espiritual

“O ensino da palavra de Deus, guardado pelo homem, é uma poderosa arma para sua autodefesa contra as trevas”, isto é, a Palavra da Verdade, precisa conquistá-lo, ou seja, encontrar espaço e manter-se sempre ativa no coração e na mente humana, através dos ensinamentos que conduzirão o seu caráter, pelo Espírito Santo, guardando e retendo somente o que agrada a Deus. A evidência maior dessa conquista está no seu comportamento e conduta diária em todos os seguimentos e movimentos da sociedade. Daí, a importância da educação cristã para conduzi-lo à semelhança do próprio Cristo. Partindo dessa consideração, podemos observar que segundo os ensinamentos das Escrituras Sagradas, há duas classes de pessoas: O Homem Natural e o Homem Espiritual. 1. O Homem Natural (do grego “psuchikos”, que quer dizer no português: pessoa irregenerada, governada por seus próprios instintos naturais – II Pedro 2:12) 1.1. Algumas características do Homem Natural: - Não tem o Espírito Santo (Romanos 8:9); - Está s...