Pular para o conteúdo principal

O batismo nas águas é necessário

O batismo nas águas é necessário

Foi um dia incomum. Primeiro, um som do céu como de um vento impetuoso encheu a casa. Depois, línguas, como de fogo, pousaram sobre cada um dos homens dentro da casa. Aqueles mesmos homens, os apóstolos de Jesus, começaram a falar em línguas estrangeiras, em línguas que não conheciam.

A notícia dos acontecimentos que ocorreram começou a passar pela cidade de Jerusalém. Logo, a multidão se juntou para ver e ouvir o que estava acontecendo, mas estavam confusos. Esses homens estavam embriagados? Entre os judeus na multidão estavam aqueles que haviam vindo de muitos outros lugares para celebrar as festas religiosas em Jerusalém. Ficaram admirados que esses homens da Galiléia estavam falando em línguas que nunca haviam estudado.

Os doze ficaram de pé e falaram à multidão sobre o que estava acontecendo. Basicamente falaram, “Isso não é embriaguez. Isso é o que o profeta Joel profetizou. O Espírito Santo seria derramado e aqueles que o receberam profetizariam.” Os apóstolos continuaram a falar à multidão sobre Jesus.

Eles afirmaram a verdade sobre a ressurreição de Jesus observando profecias do Velho Testamento e dando suas testemunhas oculares. Jesus havia sido exaltado à destra de Deus e já estava reinando como Senhor no céu. Esses pregadores não eram politicamente corretos! Declararam claramente repetidas vezes que a nação judia havia matado o Filho de Deus!

A mensagem dos pregadores nesse dia tocou o coração dos ouvintes. Eles perguntaram, “O que devemos fazer?” Eles acreditaram que Jesus havia ressuscitado dos mortos e, por isso, era o Filho de Deus como ele havia alegado. Muitas pessoas hoje teriam dito a eles que não precisavam fazer nada; eles já estavam salvos!

No entanto, o apóstolo Pedro não lhes disse que já estavam salvos, mesmo vendo claramente que eles acreditaram e estavam cientes do seu pecado de crucificar Jesus (sua pergunta aos apóstolos comprova isso). Ele disse que precisavam se arrepender e serem batizados em nome de Jesus Cristo para a remissão (perdão) dos pecados. Cerca de três mil pessoas fizeram exatamente isso – foram batizados e o Senhor os acrescentou à sua igreja.

Hoje, muitos pregadores dizem às pessoas que elas não precisam ser batizadas para serem salvas. Dizem que o batismo nas águas é apenas um ato simbólico que mostra que fomos salvos a partir do momento que tivemos fé. A Bíblia, por outro lado, diz que o batismo nos salva através da ressurreição de Jesus Cristo (1 Pedro 3:21). Como o batismo pode ser desnecessário para a salvação se é para “remissão dos pecados”? O apóstolo Paulo escreveu que fomos batizados em Cristo e que, ao fazer isso, nós “nos revestimos de Cristo” (Romanos 6:3; Gálatas 3:26-27).

Se você gostaria de ler a história desse dia incomum, o Dia de Pentecostes, encontrará o relato em Atos 2.

–por Allen Dvorak

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras de linguagem na Bíblia

(Imagem: Introdução Bíblica ) Homilética Em teologia, Homilética, é a aplicação dos princípios gerais da retórica para o fim específico da pregação pública. » Figuras de linguagem encontradas na Bíblia Sagrada 1. Símile - Estabelece um termo de comparação entre dois elementos através de uma qualidade. 1. Salmos 2:9b; 1:3; 102:6 2. Isaías 1:8; 57:20 3. Provérbios 25:11 4. II Pedro 2:17 5. I Pedro 1:24 2. Metáfora - Consiste quando um objeto é assemelhado ao outro. 1. Gênesis 49:9 2. Salmos 71:3; 84:11; 23:1 3. João 15:1; 10:9; 6:51;14:6 4. Mateus 5:13,14; 6:22; 26:26 5. Isaías 40:6 3. Alegoria - É uma seqüência de metáfora 1. Salmos 80:8-15 2. João 10: 1-18 3. João 6:51-65 4. Isaías 5: 1-7 4. Parábola - É uma espécie de alegoria apresentada sob a forma de uma narração relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou várias verdades importantes. 1. Lucas 18: 1-7 2. Mateus 13: 3-8 3. Mateus 13: 24-30 4. Lucas 18: 10-14 5. Antr...

Significado de Jeová Shalom, Shamá, Gire, Tsidquenu, Nissi e outros

Você deve se perguntar qual o significado de palavras como Jeová Shalom; e tantas outras palavras que muito se ouve falar, principalmente entre os cristãos evangélicos. Eu particularmente confesso que muitas dessas palavras fiquei sabendo de seus respectivos significados neste momento. Lobo abaixo segue a lista dos nomes bíblicos mais comuns e seus significados. Como Jesus é o nome que está acima de todo o nome, Ele é o primeiro da lista J ESUS Grego:: Salvador, Hebreu: Josué, Mt 1.21 A ARA Hebraico:: Irmão Exaltado, 1 Cr 8.1 A ARAO Hebraico:: Arca, Brilhante, Luminoso, 1 Cr 24.1 A AREL Hebraico:: A Força Tem Permanecido, 1 Cr 4.8 A ASA Hebraico:: Possuidor, 1 Cr 8.35 A ASBAI Hebraico:: Despojo Ou Belo, 2 Sm 23.34 A AVA Hebraico:: Água De Corrente Continua, Ed 8.15 A AZAI Hebraico:: Clarividente, Ne 11.13 A AZIZ Hebraico:: Sustentado Pelo Senhor, 2 Cr 22.6 A BA Hebraico:: Pai, Mc 14.36 A BA Hebraico:: Me...

O Homem Natural e o Homem Espiritual

“O ensino da palavra de Deus, guardado pelo homem, é uma poderosa arma para sua autodefesa contra as trevas”, isto é, a Palavra da Verdade, precisa conquistá-lo, ou seja, encontrar espaço e manter-se sempre ativa no coração e na mente humana, através dos ensinamentos que conduzirão o seu caráter, pelo Espírito Santo, guardando e retendo somente o que agrada a Deus. A evidência maior dessa conquista está no seu comportamento e conduta diária em todos os seguimentos e movimentos da sociedade. Daí, a importância da educação cristã para conduzi-lo à semelhança do próprio Cristo. Partindo dessa consideração, podemos observar que segundo os ensinamentos das Escrituras Sagradas, há duas classes de pessoas: O Homem Natural e o Homem Espiritual. 1. O Homem Natural (do grego “psuchikos”, que quer dizer no português: pessoa irregenerada, governada por seus próprios instintos naturais – II Pedro 2:12) 1.1. Algumas características do Homem Natural: - Não tem o Espírito Santo (Romanos 8:9); - Está s...