Pular para o conteúdo principal

Um novo homem

Estudos - Um novo homem - MundoCristão
*imagem: stelko.com.br

Ezequiel 36:26-29
26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.
27 E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.
28 E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
29 E livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; e chamarei o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós.

Baseado nessa mensagem, aqui encontramos o primeiro passo para a conquista de uma renovação espiritual: Um novo coração. Esse novo coração será flexível ao ensino cristão, isto é, mais fácil de educar, ao contrário de um “coração de pedra”, pois nele há a presença de um espírito humano que passou e passa pela transformação de seus impulsos e desejos.

É justamente esse, o segundo passo: A vontade humana, ou seja, a vida interior humana, sendo invalidada e governada pela vontade de Deus, que representa uma nova atitude do espírito, capacitando o indivíduo a andar nos estatutos de Deus e guardar seus juízos a fim de ter uma vida transformada para o Senhor Deus, em Nome de Jesus.

João 13:34-38
34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
36 ¶ Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás.
37 Disse-lhe Pedro: Por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a minha vida.
38 Respondeu-lhe Jesus: Tu darás a tua vida por mim? Na verdade, na verdade te digo que não cantará o galo enquanto não me tiveres negado três vezes.

Observamos nesse texto, que Jesus retornou o mesmo tema de João 13:13-17, todavia agora expressa a necessidade de um novo mandamento: “que vos ameis uns aos outros”. Essa palavra “novo” é devido o homem cristão passar a apresentar um novo padrão de vida, inspirado no amor de Jesus, o amor zeloso e altruísta que os cristão devem demonstrar uns pelos outros, testemunhando ao mundo que são verdadeiramente discípulos.

Percebemos que nos versos 36-38, Pedro perdeu o ponto principal da declaração de Jesus, pois ficou preocupado com a partida do Mestre, isto é, havia em Pedro um sentimento de não aceitar a vida sem a presença física de Jesus, daí a razão porque o mesmo afirmou que morreria por Jesus.

2 Coríntios 5:17-21
17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.
18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;
19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.
20 De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.
21 Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

O apóstolo Paulo, ao escrever esta Segunda Epístola aos Coríntios, usou a seguinte expressão: ”se alguém está em Cristo, nova criatura é”, querendo dizer que o homem foi transformado, passando a ser um novo homem, onde sua vida será contada a partir da data que houve a aceitação de Jesus como seu Salvador, esquecendo-se de tudo que foi feito de ruim em sua vida e passando a olhar para a frente mirando o alvo que é o Senhor Jesus.

Em Atos 17:30, diz que Deus não leva em conta a nossa “ignorância”, porém notifica aos homens que se arrependam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras de linguagem na Bíblia

(Imagem: Introdução Bíblica ) Homilética Em teologia, Homilética, é a aplicação dos princípios gerais da retórica para o fim específico da pregação pública. » Figuras de linguagem encontradas na Bíblia Sagrada 1. Símile - Estabelece um termo de comparação entre dois elementos através de uma qualidade. 1. Salmos 2:9b; 1:3; 102:6 2. Isaías 1:8; 57:20 3. Provérbios 25:11 4. II Pedro 2:17 5. I Pedro 1:24 2. Metáfora - Consiste quando um objeto é assemelhado ao outro. 1. Gênesis 49:9 2. Salmos 71:3; 84:11; 23:1 3. João 15:1; 10:9; 6:51;14:6 4. Mateus 5:13,14; 6:22; 26:26 5. Isaías 40:6 3. Alegoria - É uma seqüência de metáfora 1. Salmos 80:8-15 2. João 10: 1-18 3. João 6:51-65 4. Isaías 5: 1-7 4. Parábola - É uma espécie de alegoria apresentada sob a forma de uma narração relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou várias verdades importantes. 1. Lucas 18: 1-7 2. Mateus 13: 3-8 3. Mateus 13: 24-30 4. Lucas 18: 10-14 5. Antr

Significado de Jeová Shalom, Shamá, Gire, Tsidquenu, Nissi e outros

Você deve se perguntar qual o significado de palavras como Jeová Shalom; e tantas outras palavras que muito se ouve falar, principalmente entre os cristãos evangélicos. Eu particularmente confesso que muitas dessas palavras fiquei sabendo de seus respectivos significados neste momento. Lobo abaixo segue a lista dos nomes bíblicos mais comuns e seus significados. Como Jesus é o nome que está acima de todo o nome, Ele é o primeiro da lista J ESUS Grego:: Salvador, Hebreu: Josué, Mt 1.21 A ARA Hebraico:: Irmão Exaltado, 1 Cr 8.1 A ARAO Hebraico:: Arca, Brilhante, Luminoso, 1 Cr 24.1 A AREL Hebraico:: A Força Tem Permanecido, 1 Cr 4.8 A ASA Hebraico:: Possuidor, 1 Cr 8.35 A ASBAI Hebraico:: Despojo Ou Belo, 2 Sm 23.34 A AVA Hebraico:: Água De Corrente Continua, Ed 8.15 A AZAI Hebraico:: Clarividente, Ne 11.13 A AZIZ Hebraico:: Sustentado Pelo Senhor, 2 Cr 22.6 A BA Hebraico:: Pai, Mc 14.36 A BA Hebraico:: Me

Pr Luiz Antônio tem Revelação do Vôo 3054 da TAM

Amados, esta semana eu assisti um testemunho muito forte de um grande homem de Deus, que pôde comtemplar uma Revelação Divina, a qual ele era arrebatado para um local maravilhoso e de lá ele via dezenas de pessoas mortas sendo levadas para um local escuro e ele estava lá, mas subindo em direção a um lugar tranquilo. O pastor Luiz Antônio estava tendo uma revelação sobre sua partida e como seria, tempos depois o Vôo 3054 da TAM sofre um acidente impressionante no qual o Pastor Antônio estava presente como na sua revelação Para que vocês possam entender melhor o Testemunho de Revelação leiam um resumo da reportagem sobre o acidente: O voo TAM 3054 foi uma linha aérea de passageiros que ligava as cidades brasileiras de Porto Alegre e São Paulo. Tornou-se conhecido pelo voo do dia 17 de julho de 2007, operado pela aeronave Airbus A320-233, prefixo PR-MBK, da companhia brasileira TAM Linhas Aéreas, que escapou da pista durante o pouso em São Paulo, chocando-se contra um prédio situado nas p