Destra Fiel

O Homem Natural e o Homem Espiritual

Pencil

Estudo - O Homem Natural e o Homem Espiritual - MundoCristão

“O ensino da palavra de Deus, guardado pelo homem, é uma poderosa arma para sua autodefesa contra as trevas”, isto é, a Palavra da Verdade, precisa conquistá-lo, ou seja, encontrar espaço e manter-se sempre ativa no coração e na mente humana, através dos ensinamentos que conduzirão o seu caráter, pelo Espírito Santo, guardando e retendo somente o que agrada a Deus. A evidência maior dessa conquista está no seu comportamento e conduta diária em todos os seguimentos e movimentos da sociedade. Daí, a importância da educação cristã para conduzi-lo à semelhança do próprio Cristo.

Partindo dessa consideração, podemos observar que segundo os ensinamentos das Escrituras Sagradas, há duas classes de pessoas: O Homem Natural e o Homem Espiritual.

1. O Homem Natural (do grego “psuchikos”, que quer dizer no português: pessoa irregenerada, governada por seus próprios instintos naturais – II Pedro 2:12)

1.1. Algumas características do Homem Natural:
- Não tem o Espírito Santo (Romanos 8:9);
- Está sob o domínio de Satanás (Atos 26:18);
- É escravo da carne com suas paixões (Efésios 2:3);
- Pertence ao mundo e pratica o “mundanismo” estando em harmonia com ele (Tiago 4:4);
- Rejeita as coisas do Espírito e depende do raciocínio ou emoção humana (I Coríntios 2:14).

2. O Homem Espititual (do grego “pneumatikos”, que quer dizer no português: pessoa regenerada, que tem mentalidade espiritual – II Coríntios 2:15 / 3:1)

2.1. Algumas características do Homem Espiritual:
- Tem o Espírito Santo como Guia e conhece os pensamentos de Deus (I Coríntios 2:11-13);
- Vive pelo Espírito de Deus e crê em Jesus Cristo, esforçando-se para seguir a orientação do Espírito que nela habita (Romanos 8:4-17);
- Resiste aos desejos sensuais e tem domínio do pecado (Romanos 8:13,14).

Como então, tornar-se um Homem Espiritual? A resposta está na aceitação pela fé da Salvação em Cristo, onde o Espírito Santo confere uma nova natureza mediante a concessão da vida restaurada e renovada (Romanos 12:2), tornando-a nova criatura (João 3:3,5,7) e concedendo-lhe a justiça de Deus mediante a fé em Cristo (Filipensses 3:9).

Embora o servo nascido de novo receba a nova vida do Espírito, ele tem residente em si, a natureza pecaminosa, com suas perversas inclinações (Gálatas 5:16-21). Essa natureza precisa ser mortificada e vencida pelo poder e pela graça do Espírito Santo (Romanos 8:13).

Para tal, é de suma importância conhecer à Luz da Palavra de Deus e de seus ensinamentos, os segredos de uma vida cristã preservada até a vinda do Senhor, como pro exemplo:
- Negando-se a si mesmo diariamente (Mateus 16:24);
- Deixando todo o impedimento ou pecado (Hebreus 12:1);
- Resistindo todas as inclinações pecaminosas, mortificando-as e crucificando-as (Romanos 13:14 / Gálatas 5:16-18);
- Sendo submisso à obra santificadora do Espírito Santo em sua vida, experimentando a libertação do poder da sua natureza pecaminosa e vivendo como um servo espiritual (Romanos 6:13 / Gálatas 5:16).

Infelizmente tem surgido com muita evidência, uma terceira classe de pessoa: O Homem Cristão Carnal ou O Crente Carnal.

Esse surgimento, aos poucos tem encontrado espaço e se alastrado, em decorrência do homem que “nasceu de novo” não se esforçar para vencer plenamente a sua natureza pecaminosa. Isso já acontecia na igreja de Corinto, onde o apóstolo Paulo mostra que alguns dos coríntios viviam como “carnais”, isto é, ao invés de resistirem com firmeza as inclinações da sua natureza pecaminosa, entregavam-se a algumas delas, agindo como recém-convertidos, sem divisar o pleno alcance da Salvação em Cristo (como: invejas, contendas, imoralidade sexual dentro da igreja, falta de submissão aos ministros do Senhor, moviam ação judicial irmãos contra irmãos, etc).

Alguns dos coríntios já estavam mortos espiritualmente, por viverem em pecados que levam a isso (I Coríntios 5:5 / II Coríntios 12:21 / 13:5). Tudo isso, por não terem levado a sério a educação cristã que receberam como poderosa arma para o homem.

Portanto, há uma necessidade muito intensa e urgente do homem tomar uma resolução de purificar-se a cada dia, de tudo o quanto desagrada a Deus, aperfeiçoando a sua santificação no temor do Senhor.

comente primeiro!

Você pode deixar seu comentário!
Mas, por favor:
» Seja legal, não escreva em CAIXA ALTA;
» Comente sobre o tema da postagem;
» Ofensas, ameaças e xingamentos não são permitidos.