Destra Fiel

O Crescimento da Igreja Evangélica no Brasil

Pencil

O Crescimento da Igreja Evangélica no Brasil - MundoCristão
"Disse Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." Marcos 16.15

Os evangélicos entre 1940 e 2000 nunca tiveram um crescimento médio abaixo dos 50% por década (gráfico 1). Seus números foram, respectivamente, 62% nos anos 40; 76,7% na década de 50; 57% nos anos 60; 63,2% na década de 70; 66,8% nos anos 80 e 101% nos nove anos entre o Censo de 1991 e o de 2000. Somente esses últimos nove anos do século XX eles saltaram de 13,1 milhões para 26,4 milhões, ganhando 13 pontos percentuais entre 1940 e 2000. Esses números se tornam mais significativos ainda se forem considerados os dados apresentados pela pesquisa FGV (dados de 2003) e o DataFolha (2007).

Crescimento de evangélicos (incluindo pentecostais)
Crescimento de Evangélicos - MundoCristão
*Fonte: Números do IBGE 1940-2000; FGV - 2003 e DataFolha - 2007

Em desembro de 2009 os evangélicos somaram 49,8 milhões no Brasil, 25,4% de um total de 196,5 milhões de brasileiros e brasileiras. A persistir essa curva de crescimento, em 2020 os evangélicos serão 100 milhões no país.

O Norte do Brasil, com 19,8%, era região com maior presença evangélica, manteve essa posição e fechou o ano de 2009 com 32%, seguidas das regiões Centro Oeste, com 31%, Sul, com 19,8%, e Nordeste com 19,2%.

Roraima é o estado da federação que reune o maior percentual de evangélicos (46,8%), com 226,3 mil, de um total de 483,6 mil habitantes, seguido do Amazonas, com  41,9%,  Acre, com  39,9%, Rio de Janeiro, com 36,3%, Distrito Federal, com 35,9%, e Espírito Santo, com 35,2%.

A edição de aniversário da revista Época, publicada em 25 de maio, apresenta uma série de matérias com previsões para o Brasil em 2020. O crescimento evangélico é abordado em umas das materias. Baseado em dados estatíticos do SEPAL, estimase que 50% da população brasileira poderar ser evangélica. Para a revista, a influência evangélica em 2020 contribuirá para a diminuição no comsumo de álcool, o aumento da escolaridade e a diminuição no número lares desfeitos, já que a família é a prioridade para os evangélicos.

Crescimento Acelerado


Baseado em dados estatíticos do SEPAL (1), estima-se que 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se aprevisão se cumprir o aumento no número de fiéis ajudará a mudar a ''cara" do país. Uma das hipóteses para o crescimento dos evagélicos, segundo a matéria, e a flexibilização e a adaptação à sociedade.

É altamente positiva esta tendência, pois isso demonstra o cumprimento das escrituras: As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor. No entanto o "se adaptar a sociedade" não significa se desviar da palavra de Deus e concordar com o pecado, mas desenvolver meios que o evangelho de Jesus Cristo alcance a todos.

O evangelho chegou ao Brasil graças aos esforços dos servos de Deus, que sentiram, através do Espírito Santo, a necessidade deste país em conhecer as Boas Novas de salvação, que Deus oferece a todos os pecadores.

Estes servos, dependentes somente do Senhor para seus sustentos, vieram anunciar a remissão dos pecados pela fé em Cristo Jesus, por Sua morte na cruz.

Hoje, muitos crentes dão graças a Deus por Ele ter enviado estes servos dedicados em Seu serviço; pois se não fosse por eles, nós, brasileiros, não teríamos conhecido a verdade do Evangelho.

Vamos Continuar ganhando o Brasil para Cristo!!!

8 comentários

Aleluia Web Net disse...

O Brasil com certeza já está fazendo a diferença, por este motivo que satanás vem com uma furia tremenda contra esta nação.

Mais eu particularmente acredito que estes numeros podem ser bem maiores.

Fique na Paz de Cristo e Feliz 2010.

Fabio Pacheco disse...

Olá, estou visitando pela primeira vez, gostei do seu blog, está tudo muito organizado e em uma linguagem fácil. Parabens! Abcs

Janderson Silva disse...

@Aleluia Web Net - Realmente o Brasil vem fazendo a diferença, se analizar o segundo gráfico desta pesquisa, daqui à 10 anos metade dos brasileiros serão evangélicos, a porcentagem pode ser ainda maior considerando a abertura de novas igrejas e a descentralização da igreja na comunidade (células), o que resulta no aumento da evangelização e consequentemente no crescimento no números de evangélicos.

@Fabio Pacheco - Obrigado, estou sempre em busca de fazer o melhor para Deus, os créditos também são de todos os Parceiros, seja quem comenta; quem colabora; etc.
Volte sempre, espero que esteje sempre conosco

aguinaldo disse...

A paz de Cristo.
Naõ fico muito contente com isso , pois as igrejas estão cheias de evangelicos sem compromisso com o evangelho .
Não conhece a biblia e, por isso, uma multidão vão atraz da bençãos e não de Cristo, estão sendo enganado por falsos pastores gananciosos, como a biblia fala.

Janderson Silva disse...

@aguinaldo, amado realmente o que você disse é verdade. A bíblia fala que o povo de Deus perece por falta de conhecimento. Mas se nós parármos para analisar, todos tem a oportunidade de conhecer o plano de Deus para nós.

Quando Jesus voltar ninguem vai poder dizer que é inocente e que não sabia da verdade. Pois a verdade está em suas mãos.

Gilmar disse...

Obviamente para nós que cremos no poder de DEUS para a salvação de todo aquele que crê, é uma notícia no mínimo alvissareira; cabe ressaltar no entanto que os ditos"convertidos", estão em sua grande maioria,dentro de igrejas que há muito,deixaram de viver o verdadeiro evangelho de CRISTO JESUS. Dessa forma, para efeito de mídia é interessante a pesquisa, vejo porém com extrema preocupação esse crescimento, visto que corremos o risco de deixarmos uma religião apenas para fazer parte de outra,sem conhecer a VERDADE. " CONHECEIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ"

Liliane disse...

Não vi o percentual de Rondônia... em estatísticas que li o Estado estava abaixo do Rio de Janeiro com 34,2%.

arnaldo junior disse...

O Avivamento do Senhor está se propagando em nossa nação , grandes coisas estão por vir nesse País , Jesus é incomparavél !

faça seu comentário

Você pode deixar seu comentário!
Mas, por favor:
» Seja legal, não escreva em CAIXA ALTA;
» Comente sobre o tema da postagem;
» Ofensas, ameaças e xingamentos não são permitidos.