Pular para o conteúdo principal

O Crescimento da Igreja Evangélica no Brasil

O Crescimento da Igreja Evangélica no Brasil - MundoCristão
"Disse Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura." Marcos 16.15

Os evangélicos entre 1940 e 2000 nunca tiveram um crescimento médio abaixo dos 50% por década (gráfico 1). Seus números foram, respectivamente, 62% nos anos 40; 76,7% na década de 50; 57% nos anos 60; 63,2% na década de 70; 66,8% nos anos 80 e 101% nos nove anos entre o Censo de 1991 e o de 2000. Somente esses últimos nove anos do século XX eles saltaram de 13,1 milhões para 26,4 milhões, ganhando 13 pontos percentuais entre 1940 e 2000. Esses números se tornam mais significativos ainda se forem considerados os dados apresentados pela pesquisa FGV (dados de 2003) e o DataFolha (2007).

Crescimento de evangélicos (incluindo pentecostais)
Crescimento de Evangélicos - MundoCristão
*Fonte: Números do IBGE 1940-2000; FGV - 2003 e DataFolha - 2007

Em desembro de 2009 os evangélicos somaram 49,8 milhões no Brasil, 25,4% de um total de 196,5 milhões de brasileiros e brasileiras. A persistir essa curva de crescimento, em 2020 os evangélicos serão 100 milhões no país.

O Norte do Brasil, com 19,8%, era região com maior presença evangélica, manteve essa posição e fechou o ano de 2009 com 32%, seguidas das regiões Centro Oeste, com 31%, Sul, com 19,8%, e Nordeste com 19,2%.

Roraima é o estado da federação que reune o maior percentual de evangélicos (46,8%), com 226,3 mil, de um total de 483,6 mil habitantes, seguido do Amazonas, com  41,9%,  Acre, com  39,9%, Rio de Janeiro, com 36,3%, Distrito Federal, com 35,9%, e Espírito Santo, com 35,2%.

A edição de aniversário da revista Época, publicada em 25 de maio, apresenta uma série de matérias com previsões para o Brasil em 2020. O crescimento evangélico é abordado em umas das materias. Baseado em dados estatíticos do SEPAL, estimase que 50% da população brasileira poderar ser evangélica. Para a revista, a influência evangélica em 2020 contribuirá para a diminuição no comsumo de álcool, o aumento da escolaridade e a diminuição no número lares desfeitos, já que a família é a prioridade para os evangélicos.

Crescimento Acelerado


Baseado em dados estatíticos do SEPAL (1), estima-se que 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se aprevisão se cumprir o aumento no número de fiéis ajudará a mudar a ''cara" do país. Uma das hipóteses para o crescimento dos evagélicos, segundo a matéria, e a flexibilização e a adaptação à sociedade.

É altamente positiva esta tendência, pois isso demonstra o cumprimento das escrituras: As portas do inferno não prevalecerão contra a igreja do Senhor. No entanto o "se adaptar a sociedade" não significa se desviar da palavra de Deus e concordar com o pecado, mas desenvolver meios que o evangelho de Jesus Cristo alcance a todos.

O evangelho chegou ao Brasil graças aos esforços dos servos de Deus, que sentiram, através do Espírito Santo, a necessidade deste país em conhecer as Boas Novas de salvação, que Deus oferece a todos os pecadores.

Estes servos, dependentes somente do Senhor para seus sustentos, vieram anunciar a remissão dos pecados pela fé em Cristo Jesus, por Sua morte na cruz.

Hoje, muitos crentes dão graças a Deus por Ele ter enviado estes servos dedicados em Seu serviço; pois se não fosse por eles, nós, brasileiros, não teríamos conhecido a verdade do Evangelho.

Vamos Continuar ganhando o Brasil para Cristo!!!

Comentários

  1. O Brasil com certeza já está fazendo a diferença, por este motivo que satanás vem com uma furia tremenda contra esta nação.

    Mais eu particularmente acredito que estes numeros podem ser bem maiores.

    Fique na Paz de Cristo e Feliz 2010.

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou visitando pela primeira vez, gostei do seu blog, está tudo muito organizado e em uma linguagem fácil. Parabens! Abcs

    ResponderExcluir
  3. @Aleluia Web Net - Realmente o Brasil vem fazendo a diferença, se analizar o segundo gráfico desta pesquisa, daqui à 10 anos metade dos brasileiros serão evangélicos, a porcentagem pode ser ainda maior considerando a abertura de novas igrejas e a descentralização da igreja na comunidade (células), o que resulta no aumento da evangelização e consequentemente no crescimento no números de evangélicos.

    @Fabio Pacheco - Obrigado, estou sempre em busca de fazer o melhor para Deus, os créditos também são de todos os Parceiros, seja quem comenta; quem colabora; etc.
    Volte sempre, espero que esteje sempre conosco

    ResponderExcluir
  4. A paz de Cristo.
    Naõ fico muito contente com isso , pois as igrejas estão cheias de evangelicos sem compromisso com o evangelho .
    Não conhece a biblia e, por isso, uma multidão vão atraz da bençãos e não de Cristo, estão sendo enganado por falsos pastores gananciosos, como a biblia fala.

    ResponderExcluir
  5. @aguinaldo, amado realmente o que você disse é verdade. A bíblia fala que o povo de Deus perece por falta de conhecimento. Mas se nós parármos para analisar, todos tem a oportunidade de conhecer o plano de Deus para nós.

    Quando Jesus voltar ninguem vai poder dizer que é inocente e que não sabia da verdade. Pois a verdade está em suas mãos.

    ResponderExcluir
  6. Obviamente para nós que cremos no poder de DEUS para a salvação de todo aquele que crê, é uma notícia no mínimo alvissareira; cabe ressaltar no entanto que os ditos"convertidos", estão em sua grande maioria,dentro de igrejas que há muito,deixaram de viver o verdadeiro evangelho de CRISTO JESUS. Dessa forma, para efeito de mídia é interessante a pesquisa, vejo porém com extrema preocupação esse crescimento, visto que corremos o risco de deixarmos uma religião apenas para fazer parte de outra,sem conhecer a VERDADE. " CONHECEIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ"

    ResponderExcluir
  7. Não vi o percentual de Rondônia... em estatísticas que li o Estado estava abaixo do Rio de Janeiro com 34,2%.

    ResponderExcluir
  8. O Avivamento do Senhor está se propagando em nossa nação , grandes coisas estão por vir nesse País , Jesus é incomparavél !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário!
Mas, por favor:
» Seja legal, não escreva em CAIXA ALTA;
» Comente sobre o tema da postagem;
» Ofensas, ameaças e xingamentos não são permitidos.

Postagens mais visitadas deste blog

Figuras de linguagem na Bíblia

(Imagem: Introdução Bíblica ) Homilética Em teologia, Homilética, é a aplicação dos princípios gerais da retórica para o fim específico da pregação pública. » Figuras de linguagem encontradas na Bíblia Sagrada 1. Símile - Estabelece um termo de comparação entre dois elementos através de uma qualidade. 1. Salmos 2:9b; 1:3; 102:6 2. Isaías 1:8; 57:20 3. Provérbios 25:11 4. II Pedro 2:17 5. I Pedro 1:24 2. Metáfora - Consiste quando um objeto é assemelhado ao outro. 1. Gênesis 49:9 2. Salmos 71:3; 84:11; 23:1 3. João 15:1; 10:9; 6:51;14:6 4. Mateus 5:13,14; 6:22; 26:26 5. Isaías 40:6 3. Alegoria - É uma seqüência de metáfora 1. Salmos 80:8-15 2. João 10: 1-18 3. João 6:51-65 4. Isaías 5: 1-7 4. Parábola - É uma espécie de alegoria apresentada sob a forma de uma narração relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou várias verdades importantes. 1. Lucas 18: 1-7 2. Mateus 13: 3-8 3. Mateus 13: 24-30 4. Lucas 18: 10-14 5. Antr

Significado de Jeová Shalom, Shamá, Gire, Tsidquenu, Nissi e outros

Você deve se perguntar qual o significado de palavras como Jeová Shalom; e tantas outras palavras que muito se ouve falar, principalmente entre os cristãos evangélicos. Eu particularmente confesso que muitas dessas palavras fiquei sabendo de seus respectivos significados neste momento. Lobo abaixo segue a lista dos nomes bíblicos mais comuns e seus significados. Como Jesus é o nome que está acima de todo o nome, Ele é o primeiro da lista J ESUS Grego:: Salvador, Hebreu: Josué, Mt 1.21 A ARA Hebraico:: Irmão Exaltado, 1 Cr 8.1 A ARAO Hebraico:: Arca, Brilhante, Luminoso, 1 Cr 24.1 A AREL Hebraico:: A Força Tem Permanecido, 1 Cr 4.8 A ASA Hebraico:: Possuidor, 1 Cr 8.35 A ASBAI Hebraico:: Despojo Ou Belo, 2 Sm 23.34 A AVA Hebraico:: Água De Corrente Continua, Ed 8.15 A AZAI Hebraico:: Clarividente, Ne 11.13 A AZIZ Hebraico:: Sustentado Pelo Senhor, 2 Cr 22.6 A BA Hebraico:: Pai, Mc 14.36 A BA Hebraico:: Me

Pr Luiz Antônio tem Revelação do Vôo 3054 da TAM

Amados, esta semana eu assisti um testemunho muito forte de um grande homem de Deus, que pôde comtemplar uma Revelação Divina, a qual ele era arrebatado para um local maravilhoso e de lá ele via dezenas de pessoas mortas sendo levadas para um local escuro e ele estava lá, mas subindo em direção a um lugar tranquilo. O pastor Luiz Antônio estava tendo uma revelação sobre sua partida e como seria, tempos depois o Vôo 3054 da TAM sofre um acidente impressionante no qual o Pastor Antônio estava presente como na sua revelação Para que vocês possam entender melhor o Testemunho de Revelação leiam um resumo da reportagem sobre o acidente: O voo TAM 3054 foi uma linha aérea de passageiros que ligava as cidades brasileiras de Porto Alegre e São Paulo. Tornou-se conhecido pelo voo do dia 17 de julho de 2007, operado pela aeronave Airbus A320-233, prefixo PR-MBK, da companhia brasileira TAM Linhas Aéreas, que escapou da pista durante o pouso em São Paulo, chocando-se contra um prédio situado nas p